Ranking_Moldura_Foto_11.png

O Prêmio Excelência em Competitividade

Criado em 2015, o Prêmio Excelência em Competitividade reconhece os estados que se destacam na priorização da competitividade na formação da agenda do estado, por meio de políticas de alto impacto que influenciam diretamente nos indicadores que compõem o Ranking.

O Comitê Organizador do Prêmio Excelência em Competitividade abre em 12/04/2021 as inscrições para os estados que desejam concorrer na Categoria Destaque Boas Práticas, do Prêmio Excelência em Competitividade. Essa categoria visa conhecer e reconhecer os estados que têm desenvolvido políticas de impacto em Competitividade, dentro dos 10 temas que compõem os 10 pilares do Ranking de Competitividade dos Estados.

As inscrições ficam abertas até o dia 05/06/2021 e o resultado será conhecido no evento de lançamento da edição 2021 do Ranking de Competitividade dos Estados, que acontece em setembro.

Ranking Moldura Botáo (1) (1).png

Saiba mais sobre o Prêmio Excelência em Competitividade

Através do Prêmio Excelência em Competitividade, o CLP - Liderança Pública espera promover mudanças positivas na gestão pública, reconhecendo boas iniciativas estaduais que podem ser replicadas em outros Estados. Assim, o CLP - Liderança Pública atende a uma demanda de líderes públicos de todo o Brasil: ter reconhecimento, por mérito, de seus resultados no momento em que as políticas são executadas. 

As categorias que compõem o prêmio

Destaque Internacional

Reconhece o estado que possui o maior número de indicadores acima do país médio da OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, na busca de se tornar um estado mais desenvolvido; 

Destaque Crescimento

Reconhece o estado que teve o maior destaque em crescimento no Ranking de Competitividade no ano da premiação comparado aos anos anteriores, utilizando como base o posicionamento ordinal geral dos estados e a sua evolução

Destaque Boas Práticas

Identifica os desafios importantes para aagenda atual da gestão pública estadual e premia 3 estados que possuem políticas de destaque nestes temas. 


Porque o seu estado deve participar

Uma das maiores vantagens competitivas do CLP são os insumos advindos da nossa rede de especialistas e lideranças da gestão pública. O prêmio de Destaque Boas Práticas deste ano irá bonificar as três iniciativas vencedoras com uma imersão em soluções com nossos especialistas.

A imersão, que pode acontecer durante três dias inteiros ou separados, será pautada pela seleção de indicadores menos satisfatórios dos três estados vencedores, integrando até 10 servidores públicos por estado para que possam contribuir junto aos especialistas na construção de maneiras de mitigar os desafios. 

Ao mesmo tempo, as equipes responsáveis pelo programa serão bonificados com 16 horas de imersão nos temas do Master em Liderança e Gestão Pública - MLG para trabalharem os próximos passos acerca do desafio motivador da iniciativa vencedora.


Quem já participou

Em 2019, o Alagoas foi um estado de grande destaque no Ranking de Competitividade dos Estados 2019. Ao conseguir melhorar o seu desempenho em relação ao ano de 2018, saiu da 16ª para a 14ª posição. 

Além disso, também foi um dos três vencedores do Prêmio Excelência em Competitividade, com o seu Programa CRIA - Criança Alagoana. Integrando os setores da saúde, educação e desenvolvimento social, ele tem como objetivo possibilitar às novas gerações um crescimento saudável, construindo uma política abrangente de atendimento integral.

De acordo com Antônio Pinaud, Gestor do CRIA - Criança Alagoana, "o Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria Boas Práticas, é o reconhecimento nacional que incentiva o Estado de Alagoas a continuar buscando inovação em políticas públicas e sua aplicabilidade."

Abaixo, confira como o CRIA - Criança Alagoana foi desenvolvido:


Ranking Moldura Botáo (1) (1).png