100 dias de mandato: Ranking dos Municípios mapeia os desafios dos recém-eleitos

10 de Fevereiro de 2021 | Notícias

Os prefeitos eleitos tomaram posse no dia 1º de janeiro, dando início a um período muito estratégico ao mandato de um representante eleito para ocupar um cargo municipal. Durante os 100 dias de mandato, eles devem implementar ações relevantes que irão reverberar por toda a gestão e que precisam envolver medidas relativas à boa governança, definição de metas, formação de equipes e definição das prioridades do mandato.

Para auxiliar de forma prática os gestores públicos na construção dos planos de governo dos novos mandatos municipais, o CLP vem produzindo guias, ferramentas, boas práticas, encontros virtuais, vídeos e muito mais. Ao final do trimestre, faremos um encontro oline para avaliar como foram esses primeiros meses dos novos mandatos municipais, sempre balizados pelos dados do Ranking de Competitividade dos Municípios.

Inscreva-se para receber todos esses conteúdos e muito mais em primeira mão no seu e-mail.

 

Podcast Coisa Pública: Os desafios dos primeiros 100 dias de mandato

Além de ser uma ferramenta para os cidadãos avaliarem e cobrarem o desempenho dos governantes, o Ranking de Competitividade dos Municípios também oferece aos prefeitos recém-eleitos um amplo mapeamento de seus desafios, a fim de direcionar suas prioridades nos planejamentos municipais.

No podcast Coisa Pública, falamos sobre os principais desafios, com base no ranking, que os prefeitos eleitos terão durante os quatro anos. Ouça o episódio aqui

 

Saneamento básico é um dos desafios dos recém-eleitos

O Ranking de Competitividade dos Municípios também trouxe para a realidade um problema histórico do país: o desafio de universalizar o saneamento básico em todas as cidades brasileiras.  

Dado o aprofundamento das desigualdades e as novas demandas impostas pela crise do novo coronavírus, o saneamento básico é considerado uma prioridade para os prefeitos recém-eleitos, sobretudo após a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento. Leia o artigo de Lucas Cepeda, coordenador de Competitividade, e Pedro Trippi, membro da nossa Inteligência Técnica.

 

Prefeitura lança aplicativo para informar problemas públicos

A Secretaria de Serviços Municipais (SSM), do município de Mogi Mirim, lançou o Mogi Digital, um aplicativo gratuito para que a população possa informar problemas de iluminação pública, como lâmpadas queimadas e semáforos com problemas, bem como solicitar limpeza pública, coleta de galhos, entulhos e materiais inservíveis. Leia mais no site da Prefeitura.

Inscreva-se para receber todos esses conteúdos e muito mais em primeira mão no seu e-mail.