Conheça a Nossa Rede


Comitê Crítico Ranking de Competitividade

O Comitê Crítico é responsável por sugerir e analisar indicadores que compõe os dez pilares do Ranking de Competitividade, de acordo com sua especialidade. Cada membro do comitê auxilia no aprimoramento da ferramenta, na verificação de dados e na interpretação do comportamento dos mesmos.



  • Foi Secretário Municipal da Saúde de São Paulo (2007 a 2012) e de Gestão (2005 a 2007). Na administração pública há trinta anos, participou da regulação do setor de saúde suplementar e da criação da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, da qual foi o primeiro Diretor-Presidente (1999 a 2003). No Ministério da Saúde participou ainda da criação da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, onde foi Diretor (1999), presidiu a FUNASA - Fundação Nacional de Saúde (1997 a 1999) e foi Subsecretário de Assuntos Administrativos (1997) e Secretário Executivo Substituto (1997). Atuou como consultor da UNESCO e do Banco Mundial e na Prefeitura de Campinas foi Secretário de Administração (1986 a 1988) e de Recursos Humanos (1993 a 1996). É autor de “Planos de Saúde, passado e futuro” (editora Medbook, 2009). Hoje é Sócio-Diretor da consultoria Monitor Saúde e Consultor de Projetos da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Atua como palestrante, professor de cursos de especialização (MBA de Economia da Saúde da UNIFESP, entre outros), além de cooperar com diversas entidades voltadas ao aperfeiçoamento dos serviços públicos (Comunitas e CLP - Centro de Liderança Pública) e inovação na área de saúde (Brazil Lab entre outras).

    Januario Montone

  • Colaborador do Centro de Liderança Pública desde 2008 é professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante do Taubman Center for State and Local Government da Kennedy School of Government, Harvard University, 2007-2008. É graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem Doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ. É membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro e fez parte do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do governo do Estado de São Paulo entre 2013-14. Coordenou o estudo comparativo “Actitudes y Normas Culturales frente a la Violencia en América Latina – Proyeto ACTIVA” com o apoio da Pan-American Health Organization; coordenou ainda o estudo do BID “Magnitude and Costsof Violence” (1997-98); e o projeto do Banco Mundial “Determinant sof Violence in Latin America” (1999-00). No Taubman Center for Local and State Government, Harvard University coordenou o seminário “Confronting Crime and Violence in Latin America: Crafting a Public Policy Agenda” (2007) realizado com apoio do Instituto Fernando Henrique Cardoso. Atualmente é o coordenador adjunto do time brasileiro do estudo comparativo “Americas y el Mundo” e da Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial da Organização dos Estados Americanos (OEA).

    Leandro Piquet

  • Oliver Stuenkel é Professor adjunto de Relações Internacionais na FGV em São Paulo, onde coordena a Escola de Ciências Sociais em São Paulo e o MBA em Relações Internacionais. Também é non-resident fellow no Global Public Policy Institute (GPPi) em Berlim, membro do Carnegie RisingDemocracies Network e colunista da revista Americas Quarterly e EL PAÍS.

    Oliver Della
    Costa Stuenkel

  • Líder do Núcleo de Infraestrutura do CLP – Centro de Liderança Pública Carreira desenvolvida no segmento financeiro, com ênfase em mercado de capitais. Larga experiência na originação e estruturação de operações de dívidas e empréstimos externos para empresas e Estados brasileiros pelo Bank of America Merrill Lynch. Extensa atuação no mercado de renda fixa doméstico com inúmeras operações de debêntures, FIDCs e CRIs pelo Banco Itaú BBA.
    Bacherelado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e em direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica. Chartered Financial Analyst (CFA) desde 1999.

    Pedro Bianchi

  • Professor Titular de Economia na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP). Foi membro do Conselho Nacional de Educação - CNE (2010-2014), presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (2005–2009) e Diretor Geral da Escola de Administração Fazendária – ESAF (2003-2005). Suas áreas de pesquisa são educação, capital humano, mercado de trabalho e políticas sociais.

    Reynaldo Fernandes




Banca de Seleção do Destaque Boas Práticas

A Banca de seleção do Prêmio Excelência em Competitividade - Destaque Boas Práticas é responsável por analisar e selecionar as políticas públicas finalistas e vencedoras do Prêmio.



  • Graduada em administração pública pela FGV-RJ, Maria Silvia Bastos Marques é Mestre e Doutora em Economia, pela Escola de Pós-Graduação em Economia da FGV-RJ. Exerceu diversas posições tanto no setor público, quanto privado, tendo iniciado sua carreira na vida acadêmica.
    Foi Presidente do BNDES de 2016 a 2017. De 2014 a 2016 exerceu a função de assessora especial do Prefeito do Rio de Janeiro para as Olimpíadas Rio 2016 e de 2011 a 2014 foi Presidente da Empresa Olímpica Municipal. Presidiu a Icatu Seguros de 2007 a 2011. Foi sócia da consultoria MS & CR2 Finanças Corporativas entre 2002 e 2006. Presidiu a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de 1999 a 2002, na qual ingressou em 1996 como Diretora Superintendente do Centro Corporativo. Também teve atuação nas áreas públicas municipal e federal, tendo sido Secretária de Fazenda da cidade do Rio de Janeiro entre 1993 e 1996, e assumido diferentes cargos no Ministério da Fazenda e no BNDES entre 1990 e 1992, inclusive como diretora. Anteriormente foi professora do departamento de economia da PUC-RJ e pesquisadora do IBRE-FGV. Foi membro dos Conselhos de Administração de diversas empresas, entre as quais, Vale S.A., Souza Cruz, Petrobras, Anglo American plc, Grupo Pão de Açúcar, Light SA, Arcelor Brasil, Embratel Participações S.A., Marsh McLennan Companies Inc.

    Maria Silvia
    Bastos Marques

  • Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ. Foi, entre outras funções, diretora global de educação do Banco Mundial, Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Ministra do Ministério da Administração, Vice-Presidente executiva da Fundação Victor Civita, Secretária de Previdência Complementar do Ministério de Previdência Social e Secretária de Estado da Cultura do governo do Estado de São Paulo. Tem experiência internacional também como professora convidada da Universidade de Harvard, da Universidade de Québec e consultora para os governos de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. É articulista do jornal Folha de São Paulo. Claudia cursou doutorado em Gestão, Mestrado em Economia e graduou-se em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). É professora universitária, atualmente na FGV-RJ, tendo também ensinado na FGV-SP, INSPER, PUC-SP, UnB e FAAP.

    Cláudia Costin

  • Sócio diretor da Tendências Consultoria Integrada, empresa de consultoria econômica e política sediada em São Paulo e membro do Conselho de Administração de várias empresas. Doutor em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, exerceu a presidência do Banco Central do Brasil por duas vezes, nos períodos de novembro de 1992 a março de 1993, e de junho de 1995 a agosto de 1997. Foi eleito “Economista do Ano”, em 2014, pela Ordem dos Economistas do Brasil.

    Gustavo Jorge
    Laboissière Loyola

  • Foi presidente do Banco ABN Amro Real desde 1996 e, em 2008, com a aquisição do Banco Real pelo Santander, tornou-se presidente do Santander Brasil. De 2007 a 2011, foi também presidente da Febraban. Entre 2011 e o início de 2015, foi presidente da Abril Mídia. Atualmente, é presidente do conselho da Fundação Osesp e do Instituto Empreender Endeavor; vice-presidente do conselho da Fundação Itaú Social; membro do Conselho da UN Foundation, para apoio a ONU e promoção da cooperação internacional. Fábio também é membro dos conselhos do Itaú-Unibanco, da Gávea Investimentos, da CBMM, da Natura, da Hering, do Insper, e contribui com algumas ONGs. Em 2011, foi reconhecido como Personalidade do Ano, pela Câmara Brasil-Estados Unidos de Comércio, em Nova York. E, em 2012, recebeu o prêmio Campeões da Terra, concedido pelo PNUMA (United Nations Environmental Program), por sua visão empresarial. Este ano, foi reconhecido pela Worldfund for Education por trazer o tema de valores para a vanguarda da discussão. Fábio é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e tem MBA no Institute for Management Development (IMD), em Lausanne, na Suíça.

    Fábio Barbosa

  • Presidente da McKinsey para América Latina e membro do Comitê Executivo Global da firma. Fundador da Prática de Bens de Consumo e Varejo na América Latina, a qual liderou de 2003 a 2010, Nicola ingressou na McKinsey em 1992 e desde então trabalhou com mais de 100 clientes em todos os continentes.
    Seu trabalho envolve diferentes indústrias, tais como bens de consumo, varejo, infraestrutura, educação e saúde, e abrange diferentes tópicos, entre eles empreendedorismo/aconselhamento a CEOs, estratégia, organização, turnaround e transformações em nível corporativo e de UNs, além de crescimento de receita.
    Nicola graduou-se com distinção em Engenharia Civil pela UFMG e possui MBA pela MIT SloanSchoolof Management. Mora em São Paulo com sua esposa Isa, é fã de esportes e apreciador de culinária e vinho.

    Nicola Calicchio

  • Fundador e presidente do CLP - Centro de Liderança Pública, uma organização sem fins lucrativos dedicada à formação de lideranças públicas engajadas em promover mudanças transformadoras na política brasileira.
    Antes de criar o CLP, Luiz Felipe fundou a Editora D’Avila, empresa que criou revistas como República, um título de política, e BRAVO!, a principal revista de arte e cultura do Brasil. Em 2002, a revista BRAVO! foi vendida para a Editora Abril, a maior editora de revistas da America Latina, onde Luiz Felipe tornou-se Diretor Superintendente.
    Luiz Felipe é membro do Conselho da Fundação Fernando Henrique Cardoso, do Instituto Millenium e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É também autor de vários livros de história e política, como Dona Veridiana, Os Virtuosos, Caráter e Liderança e 10 Mandamentos: do País Que Somos Para o Brasil Que Queremos. É formado em ciências políticas pela Universidade Americana em Paris e tem mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School.

    Luiz Felipe D'Ávila

  • Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá e Pós-Graduada em Administração de Empresas (CEAG) pela FGV/ SP, com especialização em Gestão e Estratégia Empresarial. Recentemente, realizou duas outras certificações, ambas na Harvard Kennedy School of Government, uma em Gestão e Liderança para Líderes Públicos em 2015 e outra, em Desenvolvimento de Lideranças, em 2016 – “The Artand Practice of Leadership”, ministrada pelo Professor Ronald Heifetz.

    Luana Tavares

  • Diretor de Desenvolvimento de Lideranças do Centro de Liderança Pública (CLP). Fabio é Economista pela Unicamp, mestre em desenvolvimento econômico pela UFPR, MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela FGV, pós-graduação pela Harvard School of Government. Como gerente do Sebrae Paraná atuou na coordenação do planejamento Sebrae 2022 e no aprimoramento de diversas práticas de gestão da organização. Antes disso também atuou como gerente global de inteligência de mercado na Alcoa. Suas outras experiências incluem planejamento estratégico para o governo estadual (Paraná), planejamento de produção, comércio exterior, operações cambiais e avaliação de projetos de capital no Brasil e no exterior para a indústria de exploração e produção de petróleo, papel e celulose e mineração, trabalhando para empresas como 3M, Banco Santander, Independent Project Analysis (IPA) e IBM.

    Fabio Ono




Consultores da Banca de Seleção

Os consultores da Banca de Seleção ajudam na interpretação dos dados relacionados ao Ranking de Competitividade dos Estados



  • David Humphreys é o chefe da The Healthcareist Intelligence Unit's Healthcare Practice nos EUA. Ele dirige os esforços para apoiar as organizações dos EUA em todo o setor através da construção de estratégias baseadas em evidências através da experiência comercial, macro e clínica da EIU. Tópicos típicos incluem mega tendências em saúde global e impacto regulatório em mercados emergentes. David possui um diploma de MBA e um certificado de honras na diplomacia de negócios internacionais da Universidade de Georgetown e um bacharelado em economia da Ohio Wesleyan University. Ele foi citado nas principais mídias internacionais, falado em numerosas conferências e dirigiu painéis de especialistas com altos executivos e funcionários.

    David Humphreys

  • Lian é consultor do The Economist Intelligence Unit. Ele trabalha em estreita colaboração com os clientes para desenvolver projetos de pesquisa e gerenciar projetos que incluem previsões, projeções demográficas, análises macroeconômicas, pesquisas subnacionais e questões regionais latino-americanas. Como nativo do Brasil, ele traz uma profunda compreensão das questões econômicas e políticas brasileiras. Lian possui mestrado em assuntos internacionais da Universidade de Columbia, onde se concentrou em políticas financeiras e econômicas internacionais e especializada em políticas avançadas e análise econômica.

    Lian Lin