Prêmio Excelência em Competitividade


O Centro de Liderança Pública, como uma instituição que busca promover mudanças transformadoras por meio da eficácia da gestão e melhoria da qualidade das políticas públicas, lançou a partir de 2015 o Prêmio de Excelência em Competitividade. A premiação visa reconhecer os estados que se destacaram na priorização do tema na formação da agenda do estado, e busca valorizar políticas de alto impacto que influem diretamente nos indicadores que compõe o Ranking. Desta forma, o CLP quer trazer à tona boas experiências de gestão pública próximas ao momento em que elas são executadas, atendendo uma demanda de líderes públicos de todo o Brasil: ter reconhecimento, por mérito, de seus resultados no momento em que as políticas são executadas.

As categorias que compõem o prêmio são: Destaque Internacional -  que reconhece o estado que possui maior número de indicadores acima do país médio da OCDE na busca de se tornar um estado mais desenvolvido; Destaque Crescimento - visa reconhecer o estado que teve o maior destaque em crescimento no Ranking de Competitividade do ano de 2016 comparado ao ano anterior, utilizando como base o posicionamento ordinal geral dos estados e a sua evolução; e Destaque Boas Práticas- que identifica 3 desafios importantes para a agenda atual em competitividade e premia 3  estados que possuem políticas de destaque nestes temas.

A partir de 2017, os estados são convidados a inscreverem suas boas práticas em nossa plataforma para concorrem ao Prêmio Destaque Boas Práticas. As boas práticas que cumprirem os critérios estabelecidos serão qualificadas e avaliadas pela nossa Banca de Seleção, a qual escolherá os vencedores.




Destaque Boas Práticas 2016

Educação Básica

Em 2016, o Ceará foi premiado pelas suas boas práticas em educação básica. Dentro do Ranking de Competitividade,  o Ceará é o 10º colocado no ranking geral e é o melhor estado da região nordeste; é o 5º lugar no Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (IOEB). 


Gestão Fiscal

Em 2016, o Espírito Santo  foi o premiado devido ao conjunto robusto de ações implementadas a partir de 2015 pelo governo estadual, cujos dados são refletidos no Ranking de Competitividade 2016.


Segurança Pública

 Em 2016, o premiado foi São Paulo, pelo conjunto de boas práticas de gestão adotadas pelo Estado e o seu desempenho no Ranking no ano de 2016.


Destaque Crescimento

O Amapá foi o premiado em 2016 devido ao crescimento de nove posições, de 25ª para 16ª. O estado obteve melhoras nos pilares Solidez Fiscal, Potencial de Mercado, Capital Humano, Infraestrutura e Sustentabilidade Socail.


Destaque Internacional

O Paraná foi destaque em relação aos demais países da OCDE em: emissão de CO2, patentes, investimento público em P&D, índice de transparência, solvência fiscal, inserção econômica e acesso a saneamento básico.