São Paulo e Paraná são destaques no Prêmio de Excelência em Competitividade

08 de Outubro de 2019 | Notícias

Durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados, produzido pelo CLP - Liderança Pública em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit, também acontecerá o Prêmio de Excelência em Competitividade.

Com três categorias principais, Destaque Crescimento, Destaque Internacional e Destaque Boas Práticas, o prêmio incentiva uma competição saudável entre os estados brasileiros, reconhece os estados que conseguiram implementar boas políticas públicas, e dá luz aos exemplos e boas práticas que devem ser replicadas.

Na categoria Destaque Internacional, é reconhecido o estado que possui o maior número de indicadores acima da média dos países da OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, na busca de se tornar um estado mais desenvolvido. 

Na edição deste ano, São Paulo e Paraná são os finalistas na categoria e possuem o melhor desempenho do país em comparação aos 36 membros da OCDE.

São Paulo também está entre os finalistas da categoria Boas Práticas, com o projeto Bom Prato. Maior programa de segurança alimentar da América Latina, ele é formado por uma rede de 57 restaurantes populares no estado e oferta uma alimentação balanceada, nutritiva e de qualidade, com preço acessível à população de baixa renda e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Ranking de Competitividade

Criado para mensurar o desempenho dos estados em diferentes áreas, como Segurança Pública e Educação, o Ranking de Competitividade abrange 10 pilares e 69 indicadores que podem ser utilizados por gestores públicos para identificar pontos de melhoria e definir os focos de atuação.

Ele será apresentado durante um evento na B3 - Bolsa de Valores, em São Paulo, no dia 18 de outubro.