Fazendo mais com menos: como aumentar a eficiência do setor público

01 de Julho de 2015 | Notícias

Como aumentar a eficincia

A melhoria da eficiência pública está diretamente ligada ao desenvolvimento de lideranças capazes de implementar um projeto de desenvolvimento do país. Para isso, é preciso que os governos saibam elencar prioridades e envolver a sociedade nesse processo de mudança.

A falta de um plano de governo com objetivos claros, torna o processo de mudança inviável e sem plano, não há retórica para dialogar com a população. É nesse contexto, de um emaranhado de problemas, que a figura do líder público tem que mostrar para o poder público que a maior eficiência do estado será traduzida em votos futuros.

 

Há muitos desafios de liderança a ser enfrentado na construção de um poder público mais eficiente. Não é fácil desafiar as pessoas a rever crenças e valores obsoletos que ainda governam as políticas. Mas a nível de governos estaduais, o Ranking de Competitividade dos Estados pode colaborar nesse processo de transformação.

O Ranking de Competitividade tem o objetivo de alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, trazendo uma ferramenta simples e objetiva para pautar o poder público. A partir do Ranking é possível identificar pontos de melhoria e definir os focos de atuação dos governos.

O Ranking tem a capacidade de auxiliar os líderes públicos na construção de um plano claro, uma vez que oferece os insumos nacionais e internacionais, além de um diagnóstico preciso de onde estão os probelmas. Ciente de onde se quer chegar, torna-se mais fácil para os governos envolverem a sociedade civil nas decisões e no enfrentamento daquelas que forem as mais difíceis.

 

A atuação enérgica de líderes públicos é o passo inicial para destravar as agruras da gestão pública nacional. Pessoas com poder de tomar decisões e que consigam mobilizar a sociedade em prol de uma agenda positiva para o país. A eficiência, antes de mais nada, é dependente da vontade política de líderes públicos. Nesse contexto, o Ranking de Competitividade veio para auxiliar os líderes públicos que anseiam por implementar as mudanças necessárias.