Baixe o Relatório Técnico 2019 do Ranking de Competitividade dos Estados

24 de Outubro de 2019 | Relatórios

Enquanto o setor público é visto como um ambiente não competitivo, o Ranking de Competitividade dos Estados surge para trazer outra visão: a competição saudável no setor público, além de possível, é desejável. A competição no setor público é um elemento complementar à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social.

A competição saudável faz com que os Estados e municípios busquem melhorar seus serviços públicos, atraindo empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem social e economicamente.

Possibilitando uma comparação direta entre as unidades da federação, sistemas de ranking proporcionam aos cidadãos uma eficiente ferramenta de avaliação e cobrança de resultados dos gestores públicos. Com potencial para operar como um poderoso sistema de incentivo e de enforcement aos agentes públicos, eles também funcionam como um mecanismo de accountability e promoção das melhores práticas na gestão pública.

Fornecendo um mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade das políticas públicas em cada Estado, o Ranking de Competitividade dos Estados tem como objetivo principal alcançar um entendimento mais profundo e abrangente das 27 unidades da federação, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus Estados.

Ao mesmo tempo, o Ranking de Competitividade dos Estados pode representar também uma ferramenta bastante útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os Estados, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento.

Foram selecionados 69 indicadores, distribuídos em 10 pilares considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

O Relatório Técnico 2019 do Ranking de Competitividade dos Estados é um resumo que destaca os principais resultados do levantamento. O documento apresenta o ranking propriamente dito, incluindo o seu detalhamento por pilar e por indicador. Destaca também um resumo da análise teórica sobre rankings e explica a metodologia de construção do estudo.

>> Baixe o Relatório Técnico 2019 do Ranking de Competitividade dos Estados

banner_baixe.png