Baixe o Relatório Técnico 2018 do Ranking de Competitividade dos Estados

01 de Outubro de 2019 | Relatórios

Em um ambiente onde existe a competição saudável entre pessoas, equipes e organizações, é natural que ocorram maiores incentivos para a excelência de resultados, bem como para a inovação em instrumentos e métodos que possibilitem a superação de desafios.

O setor privado é uma esfera social competitiva por natureza, enquanto o setor público seria, para alguns, um ambiente não competitivo. E é aqui que surge o Ranking de Competitividade dos Estados, entendendo que a competição saudável no setor público, além de possível, é desejável. 

Possibilitando a comparação direta entre as unidades da federação, de uma série de atributos econômicos e sociais que são comumente de difícil mensuração e avaliação, o ranking proporciona aos cidadãos uma eficiente ferramenta de avaliação e cobrança de resultados dos gestores públicos. 

Com potencial para alavancar a eficácia e a eficiência das políticas públicas, ele fornece um mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade das políticas públicas em cada Estado.
 
Para a edição de 2018, foram selecionados 70 indicadores, distribuídos em 10 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
 
O Relatório Técnico do Ranking de Competitividade dos Estados é um resumo que destaca os principais resultados do levantamento, apresentando o ranking propriamente dito, incluindo o seu detalhamento por pilar e por indicador. Destaca também um resumo da análise teórica sobre rankings e explica a metodologia de construção do estudo.
 
 
banner_baixe.png