Baixe o Relatório Técnico 2017 do Ranking de Competitividade dos Estados

01 de Outubro de 2019 | Relatórios

O Ranking de Competitividade dos Estados surge para implementar a competição saudável  no setor público, possibilitando a comparação direta entre as unidades da federação. Com 10 pilares agrupados em 66 indicadores que abrangem os mais diversos pontos de avaliação necessários para o crescimento do país, ele possui potencial para alavancar a eficácia e a eficiência das políticas públicas, fornecendo um mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade das políticas públicas em cada Estado.

Trazendo ao público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus Estados, o Ranking de Competitividade dos Estados consegue operar como um poderoso sistema de incentivo e de enforcement aos agentes públicos.

O Relatório Técnico 2017 do Ranking de Competitividade dos Estados é um resumo que destaca os principais resultados do levantamento. O documento apresenta o ranking propriamente dito, incluindo o seu detalhamento por pilar e por indicador. Destaca também um resumo da análise teórica sobre rankings e explica a metodologia de construção do estudo.

>>> Baixe a edição 2017 do Ranking de Competitividade dos Estados

Além de avaliar os estados brasileiros de 0 a 100, o Ranking também traz referências internacionais com os países da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com notas que podem extrapolar a mínima e a máxima estabelecidas pelo Ranking, sem desrespeitar o peso e as ponderações das notas. Ou seja, um país pode atingir 200 pontos, mesmo o Ranking avaliando os estados brasileiros apenas de 0 a 100.
 
 
banner_baixe.png