Alagoas e Mato Grosso do Sul são destaques no Prêmio Excelência em Competitividade

02 de Outubro de 2019 | Notícias

Durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados, produzido pelo CLP - Liderança Pública em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit, também acontecerá o Prêmio de Excelência em Competitividade.

Com três categorias, Destaque Internacional; Destaque Crescimento e Destaque Boas Práticas, o prêmio reconhece os estados que conseguiram implementar políticas públicas de destaque, dá luz aos exemplos e boas práticas que devem ser replicadas, e incentiva uma competição saudável entre os estados brasileiros.

A categoria Destaque Crescimento reconhece o estado que teve o maior destaque em crescimento no Ranking de Competitividade no ano da premiação, comparado aos 4 anos anteriores, utilizando como base o posicionamento ordinal geral dos estados e a sua evolução, conforme os 3 pilares de maior peso no Ranking: Segurança Pública, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social.

Entre todas as unidades federativas, Alagoas e Mato Grosso do Sul são os dois estados finalistas da categoria em 2019.

Alagoas também concorre com seu programa CRIA - Criança Alagoana, com o qual o estado também é destaque entre os seis finalistas da categoria Destaque Boas Práticas, que identifica três desafios importantes para a agenda atual em competitividade e premia três estados que possuem políticas de destaque nestes temas. 

O Ranking de Competitividade

Criado para mensurar o desempenho dos estados em diferentes áreas, como Segurança Pública e Educação, o Ranking de Competitividade abrange 10 pilares e 69 indicadores que podem ser utilizados por gestores públicos para identificar pontos de melhoria e definir os focos de atuação.

Ele será apresentado durante um evento na B3 - Bolsa de Valores, em São Paulo, no dia 18 de outubro.